Captação da água
A água é captada no Córrego Sapé e levada até a estação de tratamento de água (ETA) por meio de bombeamento.
Coagulação
Quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe nos tanques uma determinada quantidade de coagulante (sulfato de alumínio e/ou policloreto de alumínio). Estas substâncias servem para aglomerar (juntar) partículas suspensas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
Floculação
Em tanques de concreto, com a água em movimento, as partículas em suspensão na água reagem com o coagulante formando flocos maiores.
Decantação
Por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo do decantador, separando-se da água.
Filtração
Passagem da água por filtros de areia e cascalho, onde ficarão retidos os flocos que não foram decantados. Nesta fase do tratamento, haverá remoção de 90% da contaminação por bactérias.
Desinfecção
Aplicação do produto desinfetante (cloro) para eliminação dos organismos patogênicos causadores de doenças como a cólera, a hepatite e verminoses.
Fluoretação
O flúor é adicionado à água para prevenção da cárie dentária.
Armazenamento
Concluído o tratamento, a água é armazenada em reservatórios.
Distribuição
Através de canalizações, após todo o processo, segue até as residências, comércios e indústrias para que seja consumida.