Água / Água

Como a água que chega até você é tratada

Como a água é tratada

Captação

Captação da água

A água é captada no Córrego Sapé e levada até a estação de tratamento de água (ETA) por meio de bombeamento.

Coagulação

Coagulação

Quando a água na sua forma natural (bruta) chega na ETA, ela recebe uma dosagem específica de coagulante (sulfato de alumínio) e/ou polímero (PAC, cloreto de polialumínio). Estas substâncias servem para coagular (aglutinar) as partículas suspensas que se encontram na água, como por exemplo a argila.

Floculação

Floculação

Por meio da agitação, em tanques denominados floculadores, as partículas coaguladas unem-se umas às outras, formando os chamados flocos.

Decantação

Decantação

Nesta etapa, os flocos formados na etapa anterior, sedimentam no fundo do decantador e a água, que já tem aspecto mais limpa agora, vai para a próxima etapa.

Filtração

Filtração

É nesta etapa que é removida as partículas de impurezas que não sedimentaram na etapa anterior. Ao final desta etapa a água está clarificada, totalmente cristalina, límpida e inodora, mas ainda existem bactérias e microrganismos que podem causar danos à saúde.

Desinfecção

Desinfecção

Através da aplicação de uma solução de hipoclorito (cloro) ocorre a eliminação e desativação de microrganismos que podem causar doenças. O hipoclorito precisa de um tempo para agir e desinfetar a água.

Fluoretação

Fluoretação

O flúor (fluossilicato de sódio) é adicionado na água para que as crianças e adolescentes (na 1ª. e 2ª. dentição) desenvolvam dentes mais fortes e resistentes às cáries. A fluoretação não água não tem efeito em adultos.

Armazenamento

Armazenamento

Concluído o tratamento, a água é armazenada em reservatórios.

Distribuição

Distribuição

Através de canalizações, após todo o processo, segue até as residências, comércios e indústrias para que seja consumida.