Se o SAAE toma todos os cuidados necessários para tratar a água, o consumidor também deve fazer a sua parte para preservá-la das impurezas e evitar os desperdícios. Para isso, o SAAE dá algumas dicas:
Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Você pode economizar 96 litros se tomar estes cuidados:
1) Deixe o registro do padrão aberto.
2) Feche bem todas as torneiras e não use os sanitários.
3) Vede todas as bóias da caixa d'água.
4) Faça a leitura do hidrômetro. Após uma hora, através de uma nova leitura, verifique se houve alterações nos dados registrados. Se o seu hidrômetro possuir uma bolinha preta, verifique se a mesma está girando. Em caso afirmativo, há vazamento na tubulação entre o hidrômetro e a caixa d’água.
1) Jogue cinza de cigarro no vaso sanitário. Se a cinza ficar depositada no fundo do vaso, não há vazamento. Caso contrário, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
2) Você pode também esvaziar todo o vaso sanitário e secá-lo. Se ele tornar a encher sem que se dê descarga, há vazamento.
1) Vede bem a bóia.
2) Feche as torneiras e não use os sanitários.
3) Marque o nível da água na caixa.
4) Depois de uma hora, confira o nível da água.
5) Se o nível baixar, existe vazamento na tubulação, nos sanitários ou na própria caixa.
1) Feche o registro do hidrômetro ou encha a caixa d'água até o nível da bóia.
2) Feche os registros de limpeza e de saída de água.
3) Marque o nível da água no reservatório.
4) Se depois de duas horas o nível baixar, há vazamento.
5) Nesse caso, verifique se o registro de limpeza não tem defeitos ou se existe trinca no reservatório.
Manter a caixa d'água limpa é manter a qualidade da água que o SAAE leva até a sua casa. Uma garantia de saúde para você e sua família. Caixas d'água em más condições podem criar um meio propício ao desenvolvimento de microorganismos não encontrados na água tratada. Para resguardar a qualidade da água, recomenda-se a limpeza e a desinfecção semestrais da caixa d'água.